en-USes-ESpt-BR

EasyDNNNews

NEO : UM LEGADO DE INOVAÇÃO PARA O FUTURO

Published on terça-feira, 14 de agosto de 2018

NEO : UM LEGADO DE INOVAÇÃO PARA O FUTURO

Explorar o legado de inovações e as lições aprendidas ao longo de mais de 15 anos de investimentos na América Latina e Caribe sobre o tema da empregabilidade dos jovens e refletir sobre seus impactos para o futuro. Estes foram os principais objetivos do encontro de líderes e parceiros do Programa New Employment Opportunities (NEO), realizado nos dias 6 e 7 de junho, na cidade de Lima, no Peru.

No primeiro dia, participantes de mais de 12 países da América Latina e Caribe ouviram palestras, apresentação de resultados, conversas em mesas-redondas com jovens do NEO, especialistas em alianças e líderes corporativos e do setor público, além de oradores de renome e painelistas. O segundo dia foi marcado pela apresentação e debate dos resultados de vários estudos temáticos e avaliações desenvolvidas por especialistas nas áreas de formação, orientação vocacional, habilidades socioemocionais e inserção laboral.
A importância das novas tecnologias, tais como big data, dados georreferenciados, portais de inteligência artificial e aplicações móveis para facilitar o acesso a informações em tempo real sobre carreiras, vagas, cursos de formação, e resultados e o impacto da economia do conhecimento sobre a empregabilidade juvenil foram alguns dos temas que mais se destacaram.

Jovens egressos do NEO de diferentes países, com destaque para os da República Dominicana, Peru e Chile, tiveram uma participação especial. De forma criativa e entusiasmada, eles expressaram o significado das mudanças trazidas pelo NEO para seu desenvolvimento socioemocional e profissional.
“É impressionante ver como as alianças NEO conseguiram este resultado com padrões de qualidade internacionais, assim como um sólido compromisso do setor público para institucionalizar boas práticas e, em alguns casos, até influenciar a política de empregabilidade juvenil”, declarou a especialista líder do Fondo Multilateral de Investimento do BID, Elena Heredero.

A forte visão do NEO para a região ajudou a envolver atores-chave dos setores público, privado e civil. Os programas nacionais do NEO ajudam a fortalecer a conexão entre as ofertas educacionais e as necessidades das empresas e a desenvolver soluções para os desafios dos ecossistemas juvenis que se traduzem em empregos e melhores salários para os jovens.

Presente no evento, a diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira, destacou o aprendizado vivenciado pela organização enquanto agência executora do NEO Brasil: “O NEO é a terceira fase de um programa de empregabilidade juvenil, iniciado em 2005, o Entra 21, na sua fase 1 e 2. O Instituto Aliança aprendeu muito com esse Programa, coordenado pela International Youth Foundation e pelo BID/FUMIN. Com satisfação, estamos participando dessa terceira fase, aprendendo e beneficiando tantos jovens”.
Painelistas – Entre os painelistas internacionais participaram Keisuke Nakamura, conselheiro especial do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento; William S. Reese, diretor-executivo da Fundação Internacional da Juventude; Martha Herrera, Responsabilidade Social Director Global Corporate CEMEX; Juan Carlos Croston, vice-presidente de Marketing e Relações Corporativas Manzanillo Terminal Internacional; Lyana Latorre, diretora sênior de Envolvimento Social Corporativo Arcos Dorados; e Rodrigo Kon, diretor-executivo da Fondation Forge.

Os representantes brasileiros foram o CEO da CESAR School, Sérgio Cavalcante, e o da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Márcio Amorim, ambos parceiros da Aliança NEO Brasil, implementado no Estado de Pernambuco e que tem como agência executora o Instituto Aliança. A Aliança NEO Brasil foi representada no evento pela diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira, e pela coordenadora geral do NEO Brasil, Neylar Lins.
Histórico - NEO é uma iniciativa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) e sua Unidade de Mercados do Trabalho (LMK), pela International Youth Foundation (IYF) e pelos seguintes parceiros: Arcos Dorados, Fundação Caterpillar, CEMEX, Fundação Forge, Microsoft, SESI e Walmart, com o objetivo de melhorar as oportunidades de emprego para jovens da América Latina.

Durante os últimos cinco anos, o NEO fez grandes progressos para preencher a lacuna entre as habilidades dos jovens e as necessidades dos empregadores na região da América Latina e do Caribe. Até o momento, os programas NEO alcançaram 310 mil jovens, metade dos quais são mulheres, com treinamento profissional, estágios e empregos.

O NEO estabeleceu parcerias entre empresas, governo e partes interessadas da sociedade civil em 10 países para implementar projetos de emprego para jovens. No final de 2017, o Programa NEO estava presente em dez países da América Latina e do Caribe: Chile, Colômbia, El Salvador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Brasil. Além disso, mais de 4 mil empresas se comprometeram a oferecer mais estágios e empregos para jovens.

Nossos Parceiros

Loading...
 
Siga-nos: